9 de setembro de 2012

O que nos propomos fazer.



São milhentos os espaços que foram dedicados ao jogo de futebol por todo o país. Uns, são hoje plantação de kiwis, mas outros deram lugar a hotéis de cinco estrelas.
Contudo, alguns mantêm as raízes originais, pese o jogo há muito os ter abandonado, a par de outros que se alindaram, aburguesaram até, e hoje são o orgulho dos seus.

Mas todos, sem excepção, têm a história das suas raízes, onde se albergam milhares de pequenos capítulos que levaram à sua existência.

Do que sabemos, e daquilo que nos forem contando, vamos procurar aqui dar conta.
Mas um trabalho destes requer, à partida, a definição clara da estruturação da pesquisa, de forma a tornar objectiva a tarefa.

Existe um factor que os meios técnicos hoje disponíveis tornam de grande relevância:
a localização por coordenadas. Será, por isso, factor de primordial significado.

Depois, existe outro factor importante, que permite definir claramente os recintos, que é a codificação que as AF’s atribuem aos recintos. Será outro relevante factor de identificação.

Sobram depois as formas de arquivar a informação, que, numa situação limite, terá milhares de entradas, que urge então simplificar e racionalizar.
Por isso que tenhamos dado toda a importância ao concelho de implantação, que será a primeira indicação na etiqueta do “post”.
Mas como alguns concelhos dispõem de dezenas de recintos, a segunda citação na etiqueta será a da freguesia onde o equipamento se situa.

Posto isto, fica assim claro que estes pressupostos referenciam claramente a localização do equipamento.

Falta agora falar deste. Por razões de objectividade, decidimos criar uma grelha, que uniformize a apresentação do equipamento, e que contenha, para além dos dados já citados, a data de inauguração, designação original e actual, e clubes utilizadores.
Obviamente que esta informação será complementada, quando possível, com as incidências individuais de cada uma destas histórias, que o mesmo é dizer, campo, estádio ou complexo.

Resta concluir com um convite a quem nos lê, exortando cada um a tornar-se tutor da história de cada um dos concelhos do país. Fica aqui todo o espaço aberto para debitar tudo aquilo que souber, e também o que for apurando.


Sem comentários:

Enviar um comentário

o espaço é aberto à opinião de todos. Esperamos que os comentadores se respeitem a si próprios, fazendo opinião.
Insultos, e outras manifestações não tem lugar e serão retirados.